quinta-feira, 24 de novembro de 2016


Areia como você nunca viu antes


A olho nu, a areia parece uniformemente bonita. Manchas minúsculas de vários tons, cobrindo coletivamente praias, margens e desertos. Mas, quando você a espreita através de um microscópio, tudo isso muda.Com um microscópio de luz 3D de alta definição que vem capturando fascinantes close-ups de areia.
A NASA em 2008 examinou partículas de poeira lunar recolhidas durante as missões Apollo, e acabou usando a técnica de Greenburg para capturar algumas imagens espetaculares.
O livro, intitulado The Secrets of Sand: A Journey into the Amazing Microscopic World of Sand, detalha a complexidade surpreendente da areia e de onde ela vem. Isso inclui a areia de um branco puro das praias até a areia colorida como pedras preciosas, feita de pequenos fragmentos de granada e ágata, que se parecem com doces de pedra sob o microscópio. E, claro, há uma abundância de imagens de poeira lunar, que tem cores que variam do verde brilhante ao laranja profundo. Você pode obter um sabor de imagens e legendas fascinantes dos autores a seguir:

Areia de Puget Sound

pg_115[1]Esta areia é de Kingston, Washington, em Puget Sound, uma profunda entrada do Oceano Pacífico, que possui um dos mais ricos ecossistemas marinhos do mundo. O fragmento de molusco com nervuras, talvez um berbigão, senta-se entre grãos de areia entregues pelas geleiras das montanhas das Cascatas e as Olímpicas, durante a última idade do gelo e, mais recentemente, através de rios. Ampliada 120 vezes.

Areia de Quartzo de Hilton Head

pg_65[1]Esta areia de Hilton Head, Carolina do Sul no Atlântico, é principalmente quartzo e ela se originou nas Montanhas Apalaches. A areia composta quase inteiramente de quartzo, como esta, é indicativa de areia originária a partir de um continente onde o antigo leito de rocha é de granito. Granito é composto de quartzo, feldspato e outros minerais escuros. Conforme ele corrói, o feldspato divide-se em partículas de argila e no duro e quimicamente estável quartzo, que sobrevive tornando-se os grãos de areia da praia. Ampliado 60 vezes.

“Solo Laranja” Poeira lunar

pg_93[1]Estas minúsculas e vítreas esférulas laranjas são originárias de um vulcão que entrou em erupção há mais de 3,8 bilhões de anos atrás na Lua. Astronautas da Apollo 17 descobriram este “solo laranja” na borda da Cratera Shorty, no Taurus Littrow Valley. Ampliada 340 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário