quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Viagem de Campo - Costa Dourada

Nos alunos do curso de mineração do Instituto Federal do Espirito Santo- Campus Nova Venécia- fizemos esse blog a partir da nossa viagem técnica a Costa Dourada, Bahia. Aqui postaremos o que fizemos na viagem e curiosidades do mundo da geologia.
Nossa viagem teve três paradas, que explicaremos a seguir:


1° Parada - Trecho da Rodovia Nova Venécia/São Matheus


A primeira parada foi em um trecho na Rodovia Miguel Curry, entre Nova Vnécia e São Matheus. Aqui, nos temos uma predominância de rochas metamórficas (gnaisses e migmatitos principalmente), apesar de ter muitos veios de quartzo.
Coordenadas: 7929093-N/0354046-E

Imagens de um Gnaisse e de um Migmatito coletados no local. Compostos de quartzo, feldspato e biotita. Sua granulação é média/grossa.


2° Parada - Grupo Barreiras




A segunda parada foi mais a frente na Formação Barreiras. Aqui tinhamos predominância de sedimentos. Ali conseguiamos ver as deposições de sedimentos. O material era mal selecionado e sua granulação é subangulosa. A área é composta predominantemente de argilito ainda não consolidado. 
Coordenadas: 7929875-N/ 0365205-E

Imagem de sedimentos da área.


3° Parada - Costa Dourada, Bahia



Chegamos na terceira parada, as falésias em Costa Dourada. As falésia são formadas a partir de leques aluviais, adquirindo a partir da transgressão e regressão marinha. Sua origem é provavelmente a primeira parada.
A partir do principio da superposição, a matriz é mais velha em relação ao material encontrado na parte superior. A coloração avermelhada na base é devido ao oxido de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário